Menu Fechar

O Centro de Estudos e Pespquisa para o Desenvolvimento (CEPD) tem como objectivo a promoção, coordenação e desenvolvimento de estudos e pesquisa multidireccionados no âmbito da governação e gestão, quer no sector público como no sector empresarial público e privado, contribuindo, deste modo, para o processo de desenvolvimento sustentável da República de Angola. O CEPD produzirá conhecimento científico, uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão, durante os processos de desenho, implementação e avaliação das politicas, estratégias, programas, e projectos.  As lideranças dos sectores público e privado contarão com uma base científica, que irá conferir maior eficácia dos respectivos planos de acção.

A acção investigativa do CEPD irá aprofundar e produzir conhecimento relativamente a três grandes áreas temáticas, conforme abaixo:

  1. Governo e Administração Pública

No concernente ao Governo e Administração Pública, a investigaçlão pelo CEPD ptopõe-se a produzir conhecimento seguindo várias perspectivas inerentes à temática, tendo como base de análise a realidade específica de Angola, sem, contudo, perder de vista o contexto mais amplo decorrente dos processos de globalização. Merecem tratamento privilegiado análise aspectos normativos, organizativos, dinâmicas interinstitucionais, reformas, inovação na gestão pública e adequação procedimental às mudanças sistemáticas do contexto nacional, regional e internacional.    

  1. Economia e Políticas Públicas;

O contexto global recente tem sido caracterizado por crises sistemáticas, com consequências políticas, económicas e sociais devastadoras. Esta situação exige análise contínua sobre o comportamento e as dinâmicas da economia nacional e internacional, bem como o rumo e as opções que os decisores deverão ter em consideração no desenho, implementação e avaliação de políticas públicas. Por outro lado, as mudanças acerleradas exigem também uma análise sistemática e propspectiva, através da leitura de sinais, desenhando cenários de modo que as medidas de políticas a serem adoptadas não sucumbam à estas mudanças, mas assegurem a prestação de serviços de qualidade aos cidadãos.

O processo investigativo do CEPD permitirá os conferir um carácter científico

  1. Governação e Gestão Empresarial.

estarão essencialmente orientadas para as grandes temáticas

os projectos e das intervenções o desenho, implementação e avalàs medidas de políticapaís, garantindo, deste modo, uma contínua contribuição para o fortalecimento da administração e gestão pública, das políticas públicas e da gestão empresarial.

Nesse sentido, a gestão do seu portfólio de projectos de investigação deverá fundamentar-se pelo contexto político-institucional, económico e social definido nos principais instrumentos de governação do Executivo e nortear-se por um modelo operacional que promova a envolvência e a interacção com as instituições da administração pública, em especial, as instituições responsáveis pela formulação de políticas públicas, salvaguardando sempre o princípio da autonomia científica e académica no âmbito da sua actuação.

No cumprimento do previsto no artigo 39º do Estatuto Orgânico da ENAPP, no exercício da sua missão, o CEPD deverá desenvolver uma política activa de cooperação com entidades congéneres, nos planos nacional e internacional, em particular.

No âmbito dos estudos e pesquisa o CEPD promove, coordena e desenvolve investigação científica nas seguintes áreas temáticas: (a) Governo e Administração Pública; (b) Economia e Políticas Públicas e; (c) Governança e Gestão Empresarial. 

Orgânica

As disposições previstas nos artigos 39º e 48º, ambos do Estatuto Orgânico da ENAPP  providenciam as bases para a definição da organização interna do CEPD. 

No âmbito dos trabalhos realizados o CEPD obedece a uma estrutura interna formatada na base de um modelo hierarquizado.

Desde modo, sob a gestão de um Director, a estrutura interna do CEPD comporta 2 (dois) departamentos, designadamente, Departamento de Pesquisa (DEP) e o Departamento de Extensão Científica (DEC), coordenados cada por um Chefe de Departamento, sobre os quais recai a responsabilidade de materializar os objectivos que o Centro visa perseguir.

A orgânica interna do CEPD contempla ainda, como coadjutores do seu Director, dois órgãos colegiais, nomeadamente: (a) o Conselho do Centro e (b) a Comissão de Ética.

“ Caro Usuário,

Confirmamos a recepção da sua subscrição nas nossas acções de tratamento de informação.

Fique ligado!

ENAPP”.